Weby shortcut
logo sbc branco
Resolução Pequena

Oficina 4 - ERIGO -Tendências Atuais e Futuras da Tecnologia da Informação e Comunicação

Atualizado em 21/11/19 09:16.

Oficina 4 - ERIGO -  Desenvolvimento de aplicações IoT para Smart Cities utilizando a plataforma de serviços Dojot

 

Data: 22/11/2019 

Horário: 14h00 às 17h30

Local: Lab 153 INF



Resumo: Este minicurso apresenta conceitos e cenários implantação de aplicações para cidades inteligentes utilizando a plataforma de serviços IoT Dojot. Durante esse minicurso, estaremos habilitando seus participantes a desenvolver aplicações IoT escaláveis que poderão ser implantadas em cidades inteligentes, como por exemplo, relacionadas à redução de consumo de energia.



Responsáveis: Prof. Ms Rogério S. Silva, Rúben França Xavier e Huakson Huilner Santos Lima

 

Rogério S. Silva

 

Professor do Instituto Federal de Goiás, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Atua nas áreas de engenharia de software, sistemas distribuídos e cidades inteligentes. É coordenador do núcleo de pesquisas em redes de computadores e sistemas distribuídos (NumbERS) e coordenador do projeto Smart Inhumas que desenvolve soluções tecnológicas no âmbito das cidades inteligentes para a cidade de Inhumas-GO.

 



Rúben França Xavier

 

Estudante de Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Goiás, é gerente de projetos do núcleo de pesquisa em Redes de computadores e Sistemas distribuídos, denominado NumbERS. Atualmente trabalha no desenvolvimento de soluções IoT integradas à plataforma de serviços Dojot.

 

Huakson Huilner Santos Lima

 

Estudante de Informática no Instituto Federal de Goiás e gerente de infraestrutura do núcleo de pesquisa NumbERS, tem trabalhado com gerenciadores de infraestrutura virtualizada e orquestração de recursos em nuvem. Em seu projeto de iniciação científica, criou clusters com o sistema de orquestração de containers Kubernetes, para implantação de serviços IoT, em particular a plataforma Dojot. Além disso, tem trabalhado com as seguintes ferramentas: Ansible, Jenkins, SonarQube, Docker, Apache Flume, Netdata, Prometheus, Istio e Hashicorp Consul.

 

Listar Todas Voltar