Sobre a ERI-GO
A Escola Regional de Informática – ERI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) em todas as regiões do Brasil, visando principalmente disseminar tecnologias da informação. A Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO) é a edição regional do congresso da SBC, derivado da antiga ERI-CO – Escola Regional de Informática do Centro-Oeste.
É um evento de cunho científico e acadêmico e que contém diversos assuntos de vanguarda na área de informática cujo principal propósito é aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás. É um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins fomentar a troca de ideias e experiências por meio de palestras, sessões técnicas, minicursos e oficinas.
A primeira edição da Escola Regional do Centro-Oeste (ERI-CO) ocorreu em Campo Grande e em Cuiabá no ano de 1997. A segunda edição foi realizada simultaneamente em Belo Horizonte, Viçosa e Goiânia, de 11 a 15 de Maio de 1998, com promoção da Secretaria Regional Minas Gerais/Centro-Oeste da SBC. Já a terceira edição ocorreu em Brasília e em Goiânia, de 23 a 27 de Outubro de 2000.
No final do ano de 2006, a SBC subdividiu a Regional Centro-Oeste em duas: Centro-Oeste 1 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e Centro-Oeste 2 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).
A primeira edição promovida pela nova regional Centro-Oeste 1 (portanto, a quarta edição da Escola Regional Centro-Oeste) aconteceu somente oito anos após a terceira ERI-CO.
Assim, a quarta escola, agora denominada Escola Regional de Informática da Regional Centro-Oeste 1 (ERI-CO1), foi realizada em 2008, de 04 a 06 de Junho, em Brasília e Goiânia. Ela foi a primeira a considerar apenas os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, como integrantes da regional.
Em 2009, 2010 e 2011 ocorreram, respectivamente, a quinta, sexta e sétima edição do evento na regional Centro-Oeste 1 e foram realizadas nos campi das instituições participantes em Brasília e em Tocantins.
Em 2012, com a reestruturação das secretarias regionais, a Regional Centro-Oeste 1 foi novamente dividida, então nas secretarias regionais de Brasília, Tocantis e Goiás. A partir daquele ano, cada secretaria passou a ser responsável por realizar sua própria edição da Escola Regional de Informática – ERI. Assim surgiu a Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO).
A primeira ERI-GO aconteceu em 2013, com palestras, minicursos e painéis. O processo de submissão e avaliação de artigos científicos e técnicos no ERI começou em 2014 com 25 artigos submetidos e aumentou significativamente nos anos seguintes. Foram 40, 59, 70, 57, 75, 40, 35 submissões respectivamente nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 proporcionando uma melhora na qualidade das sessões técnicas.
A ERI-GO 2022, traz como novidade a chamada de trabalhos acadêmicos, com a temática de Ciências da Computação, Computação de Alto Desempenho, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação e Software Livre. Na presente edição, autores são convidados a submeter artigos (em Português ou Inglês) contendo resultados de trabalhos com uma ênfase mais tecnológica em software livre e/ou trabalhos em informática que sejam produtos de pesquisa científicas ou trabalhos de final de curso de graduação ou bolsa de iniciação científica, descrevendo trabalhos finalizados ou em andamento.