Weby shortcut
logo sbc branco
inf ufg

Sobre a ERI-GO

Atualizado em 09/06/22 10:49.

A Escola Regional de Informática – ERI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) em todas as regiões do Brasil, visando principalmente disseminar tecnologias da informação. A Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO) é a edição regional do congresso da SBC, derivado da antiga ERI-CO – Escola Regional de Informática do Centro-Oeste.

É um evento de cunho científico e acadêmico e que contém diversos assuntos de vanguarda na área de informática cujo principal propósito é aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás. É um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins fomentar a troca de ideias e experiências por meio de palestras, sessões técnicas, minicursos e oficinas.

A primeira edição da Escola Regional do Centro-Oeste (ERI-CO) ocorreu em Campo Grande e em Cuiabá no ano de 1997. A segunda edição foi realizada simultaneamente em Belo Horizonte, Viçosa e Goiânia, de 11 a 15 de Maio de 1998, com promoção da Secretaria Regional Minas Gerais/Centro-Oeste da SBC. Já a terceira edição ocorreu em Brasília e em Goiânia, de 23 a 27 de Outubro de 2000.

No final do ano de 2006, a SBC subdividiu a Regional Centro-Oeste em duas: Centro-Oeste 1 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e Centro-Oeste 2 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

A primeira edição promovida pela nova regional Centro-Oeste 1 (portanto, a quarta edição da Escola Regional Centro-Oeste) aconteceu somente oito anos após a terceira ERI-CO.

Assim, a quarta escola, agora denominada Escola Regional de Informática da Regional Centro-Oeste 1 (ERI-CO1), foi realizada em 2008, de 04 a 06 de Junho, em Brasília e Goiânia. Ela foi a primeira a considerar apenas os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, como integrantes da regional.

Em 2009, 2010 e 2011 ocorreram, respectivamente, a quinta, sexta e sétima edição do evento na regional Centro-Oeste 1 e foram realizadas nos campi das instituições participantes em Brasília e em Tocantins.

Em 2012, com a reestruturação das secretarias regionais, a Regional Centro-Oeste 1 foi novamente dividida, então nas secretarias regionais de Brasília, Tocantis e Goiás. A partir daquele ano, cada secretaria passou a ser responsável por realizar sua própria edição da Escola Regional de Informática – ERI. Assim surgiu a Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO).

A primeira ERI-GO aconteceu em 2013, com palestras, minicursos e painéis. O processo de submissão e avaliação de artigos científicos e técnicos no ERI começou em 2014 com 25 artigos submetidos e aumentou significativamente nos anos seguintes. Foram 40, 59, 70, 57, 75, 40, 35 submissões respectivamente nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 proporcionando uma melhora na qualidade das sessões técnicas.

A ERI-GO 2022, traz como novidade a chamada de trabalhos acadêmicos, com a temática de Ciências da Computação, Computação de Alto Desempenho, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação e Software Livre. Na presente edição, autores são convidados a submeter artigos (em Português ou Inglês) contendo resultados de trabalhos com uma ênfase mais tecnológica em software livre e/ou trabalhos em informática que sejam produtos de pesquisa científicas ou trabalhos de final de curso de graduação ou bolsa de iniciação científica, descrevendo trabalhos finalizados ou em andamento.

Listar Todas Voltar