Weby shortcut
logo sbc branco
Resolução Pequena

Sobre a ERI-GO

Atualizado em 08/07/23 13:35.

A Escola Regional de Informática – ERI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) em todas as regiões do Brasil, visando principalmente disseminar tecnologias da informação. A Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO) é a edição regional do congresso da SBC, derivado da antiga ERI-CO – Escola Regional de Informática do Centro-Oeste.

É um evento de cunho científico e acadêmico e que contém diversos assuntos de vanguarda na área de informática cujo principal propósito é aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás. É um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins fomentar a troca de ideias e experiências por meio de palestras, sessões técnicas, minicursos e oficinas.

A primeira edição da Escola Regional do Centro-Oeste (ERI-CO) ocorreu em Campo Grande e em Cuiabá no ano de 1997. A segunda edição foi realizada simultaneamente em Belo Horizonte, Viçosa e Goiânia, de 11 a 15 de Maio de 1998, com promoção da Secretaria Regional Minas Gerais/Centro-Oeste da SBC. Já a terceira edição ocorreu em Brasília e em Goiânia, de 23 a 27 de Outubro de 2000.

No final do ano de 2006, a SBC subdividiu a Regional Centro-Oeste em duas: Centro-Oeste 1 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e Centro-Oeste 2 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

A primeira edição promovida pela nova regional Centro-Oeste 1 (portanto, a quarta edição da Escola Regional Centro-Oeste) aconteceu somente oito anos após a terceira ERI-CO.

Assim, a quarta escola, agora denominada Escola Regional de Informática da Regional Centro-Oeste 1 (ERI-CO1), foi realizada em 2008, de 04 a 06 de Junho, em Brasília e Goiânia. Ela foi a primeira a considerar apenas os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, como integrantes da regional.

Em 2009, 2010 e 2011 ocorreram, respectivamente, a quinta, sexta e sétima edição do evento na regional Centro-Oeste 1 e foram realizadas nos campi das instituições participantes em Brasília e em Tocantins.

Em 2012, com a reestruturação das secretarias regionais, a Regional Centro-Oeste 1 foi novamente dividida, então nas secretarias regionais de Brasília, Tocantis e Goiás. A partir daquele ano, cada secretaria passou a ser responsável por realizar sua própria edição da Escola Regional de Informática – ERI. Assim surgiu a Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO).

A primeira ERI-GO aconteceu em 2013, com palestras, minicursos e painéis.

Agora, na 11ª Edição, a Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2023) será um evento realizado pela Faculdade SENAI Fatesg e promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A presente edição será realizada com objetivo de reforçar a proposta de colaboração entre as instituições de ensino superior que formam profissionais para Tecnologia da Informação, principalmente neste cenário em que o aquecimento da área vem apontando déficits cada vez maiores nos quantitativo de profissionais formados, segundo a Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais. Outro fator que merece destaque é fortalecer o caráter itinerante da ERI-GO, além de em consórcio com a 7ª Edição da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO), contribuir para uma maior integração entre a comunidade goiana de pesquisadores e discussão de temas relevantes nas áreas de Informática em geral, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários.

Listar Todas Voltar