Weby shortcut
logo sbc branco
Resolução Pequena

Oficina 3 - ERIGO - Noções básicas de modelagem e impressão 3D

Atualizado em 21/11/19 09:15.

Oficina 3 - ERIGO - Noções básicas de modelagem e impressão 3D

Data: 22/11/2019 

Horário:14h00 às 17h30

Local: Lab 152 INF



Título:​ Noções básicas de modelagem e impressão 3D

 

Resumo: Esse curso dará uma noção inicial de como trabalhar com figuras 3d em software de modelagem. Também abordaremos o tipo de impressão por deposição de material. Após explicações iremos modelar e imprimir as peças para poder ter noção de formas de gerar uma ferramenta física a partir de modelagem digital.

 

  • Modelagem 3d

○ O que é um modelo digital;

○ Como criar figuras geométricas

○ Entendendo parâmetros de diferentes peças;

○ Preparar o modelo 3d para impressão

  • Configurações ideais para a impressora;

  • Ajustando parâmetros de impressão pelo software;

○ Realizar ajuste de temperatura do bico para o material;

○ Realizar ajuste de temperatura da mesa (perfis de impressões);

■ ABS

■ PLA

■ Outros

  • Como imprimir peças modeladas?

■ Apresentação do thingiverse.com;

■ Tipos de arquivos de impressão “stl, 3ds, obs, mtl, etc...”;

  • Finalização com ressalvas.



Mini Currículos:

Ana Karolyna Silva Piauí​ , graduanda de engenharia elétrica pela Universidade Federal de Goiás, integrante do núcleo de robótica Pequi Mecânico, atualmente pesquisadora e desenvolvedora de hardware na categoria RoboCup Soccer Humanoid League, também atuou na estrutura da mesma e na categoria SEK. Membro da diretoria de eventos do núcleo, Estagiária de desenvolvimento de módulos para automação predial na empresa EONIX TECNOLOGIA LTDA e professora de robótica para ensino infantil, fundamental e médio pelo grupo Cinco coding e como voluntária pelo núcleo Pequi Mecânico na projeto Makers da prefeitura de Goiânia.

 

Lucas Simões Passos​ , graduando de Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do núcleo de robótica Pequi Mecânico, atualmente pesquisador e desenvolvedor da área de estrutura mecânica na categoria RoboCup Soccer Humanoid League. Já desenvolveu Iniciação científica no tema de Heurísticas no Instituto de Informática. Participou de inúmeros projetos sociais na área de educação, desenvolvendo aulas de robótica em escolas municipais e eventos em praças e parques.

 

Werikcyano Lima Guimarães​, graduando em Engenharia de Computação pela universidade Federal de Goiás, graduando no curso técnico em Eletrotécnica pelo instituto Paulo Freire Educacional, estagiário na área de manutenção e professor de robótica para o ensino médio no Colégio Delos, membro integrante do núcleo de Robótica Pequi Mecânico, atualmente na equipe Very Small Size Soccer, responsável pelo desenvolvimento e pesquisa na área estrutural. Tendo participado primeiramente da equipe SEK, dentro do núcleo. Atuando ainda como professor de robótica voluntário no projeto Makers, uma parceria do núcleo Pequi Mecânico e da Prefeitura de Goiânia.





Logo do Pequi Mecânico

 

 

Listar Todas Voltar