Weby shortcut
logo sbc branco
Resolução Pequena

Palestras

Atualizado em 25/10/22 15:20.

 

Dia 25/11 (terça-feira)

 

Cerimônia de Abertura: ERI-GO, ERSI-GO, ERAD-CO

Julliano Nascimento, Evellin Cardoso, Wellington Martins

Horário: 14:00 

Local: Miniauditório Prof. Egídio Turchi (Faculdade de Letras)

Devido a motivos de falta de energia, cerimônia de abertura não será transmitida.

 

 


 

Dia 26/11 (quarta-feira) 

 

Vamos conversar sobre ciência (de dados)?

Profa. Dra. Nattane Luíza da Costa

Horário: 15:00

Local: Sala 257 INF

Resumo: Muito se fala sobre ciência de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina e vagas de emprego relacionadas a área. Nos últimos sete anos estudei muito sobre dados, algoritmos, e ferramentas. No entanto, apenas no 3º ano de doutorado que comecei a reparar no termo "ciência" e como isso influencia no termo "de dados". Nessa palestra trago algumas reflexões sobre fazer ciência e analisar dados, seja para uma pesquisa acadêmica ou para o mercado de trabalho.   

Foto para perfil da profa. Nattane

Profa. Dra. Nattane Luíza da Costa 

Professora do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Doutora em Ciências da Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa na área de mineração de dados e machine learning, com foco em aplicação de técnicas de classificação e seleção de variáveis.

 

ADA Lovelace Day

Profa. Dra. Erika Coelho (Projeto ADAs, UFG)

Horário: 18:00 

Local: Pátio do INF

 

 Ada Lovelace Day

 

 


 

 

A importância do profissional de operações em Machine Learning no mercado de IA

Prof. Dr. Leonardo Afonso Amorim

Horário: 20:00

Local: Cine UFG (Faculdade de Letras)

Resumo: Um projeto de Machine Learning (ML) de sucesso depende de implantação profissional. Muitas organizações ainda não estão preparadas para fazer implantação de modelos de ML por falta de profissionais especializados. E por que não usar as técnicas de DevOps para ML? A necessidade de se aplicar metodologia DevOps com características pertinentes a ML abriu espaço para um novo profissional da área de dados: O Engenheiro de Machine Learning.

 

Foto Prof. Dr. Leonardo Afonso Amorim

Prof. Dr. Leonardo Afonso Amorim

Bacharel em Engenharia de Computação pela PUC-GO. Mestre em Ciência da Computação pela UFG com foco em Inteligência Computacional. Doutor em Ciência da Computação pela UFG com pesquisa sobre Processamento de Alto Desempenho (HPC) com aplicações em Processamento de Linguagem Natural (NLP). Também na UFG fez pesquisa sobre aplicação de Machine Learning para Reparo Automatizado de Software. Lecionou sobre Inteligência Artificial/Computacional para Engenharia de Computação na Universidade Federal de Goiás. Atualmente atua como Especialista em Big Data Senior na Semantix. É professor de graduação e pós-graduação em Big Data e Machine Learning/Inteligência Artificial nas seguintes faculdades: PUC Goiás, Faculdade Sul Americana e IPOG. Possui as seguintes certificações em TI: LPIC-1, LPIC-2 e LPIC-3 Security (Linux Professional Institute), Novell Certified Linux Administrator (Suse Linux Enterprise) e Hortonworks HDPCD (Hadoop Developer), Google Data Engineer.

 


 

 

Premiação dos melhores artigos completos e Encerramento

Julliano Nascimento, Evellin Cardoso, Wellington Martins

Horário: 21:00 

Local: Cine UFG (Faculdade de Letras)

 

 

 

Listar Todas Voltar